sábado, 9 de fevereiro de 2008

MISS CEARA 1958



















Miss Ceará Mundo/Universo 1958

Data: 14 de junho de 1958
Local: Clube Náutico Atlético Cearense
Promoção: Diários e Emissoras Associados

Número de Candidatas: 6

Resultados:
1º - Miss Sobral – Maria Sanford Frota
Nasceu em 17 de maio, diplomada em 1955 pelo curso de formação para o magistério do Ginásio Sobralense, professora primária, praticava natação e equitação.

Demais Candidatas:
Sem ordem de classificação
2 – Miss Associação dos Cronistas Sociais e Carnavalescos do Ceará – Maria do Socorro Barroso Martins
Aluna do Liceu feminino
3 – Miss Clubes Elegantes – Carmelina Castro
Foi Rainha do Carnaval de 1958, cabelos castanhos.
4 – Miss Clubes Elegantes – Maria de Nazareth Magalhães Nobre (concorreu ao Miss Ceará 1955).
Natural do Pará, tinha olhos verdes.
5 – Miss Clubes Elegantes – Suzana Maria Vieira de Alencar
1,68m, morena, olhos castanhos.
6 – Miss Clubes Elegantes – Vânia Maria de Abreu Melo

# Havia uma sétima candidata do Centro Beneditense Santanense, Srta. Maria Neide Amaral que não concorreu, por motivos que ignoramos. Inclusive através do depoimento de Maria Sanford Frota em 2001 esta candidata nunca apareceu.
# A renda da festa de Miss Ceará foi revertida em benefício do Hospital Infantil da Maternidade Popular, em Fortaleza.
# As candidatas desfilaram de vestido esporte e soirée e logo após de maiô.
# Maria Sanford Frota foi enfaixada pelo Sr. Perboyre e Silva, Presidente da Associação de Imprensa do Ceará - ACI.
# Lia Pires de Castro não compareceu a festa de Miss Ceará 1958, mas estava presente no Maracanãzinho no Miss Brasil 1958, embora Stênio Azevedo no seu livro “Momentos Inesquecíveis” diga na página 119 que foi Lia quem enfaixou Maria Sanford Frota.
# Maria Sanford Frota descende do americano John Roshore Sanford, é filha de Jiussipe Frota e de Beatriz de Almeida Sanford.
# Miss Ceará 1958 fez várias viagens, começando por São Paulo e Rio de Janeiro para o Miss Brasil 1958.
# Viajou para Mossoró-RN, em setembro de 1958 convidada para o 38º aniversário de fundação do Clube Ipiranga. Fonte: Jornal O Mossoroense de 22 de setembro de 1958.
# Viajou para Manaus-AM, convidada pelo Sr. José de Castro da Cia. Castro e participou de uma ágape na residência do industrial Casemiro Lima Filho além de ter sido madrinha das debutantes no Atlético Rio Negro Clube.
# Pernoitou em Porto Velho-RO no dia 07 de maio de 1959 onde recebeu uma homenagem no Porto Velho Hotel. Fonte: Jornal Alto Madeira de 10 de maio de 1959.
# Em Rio Branco-AC recebeu homenagem antes de partir para a Bolívia, convidada pelo governo boliviano.
# Passou por Belém-PA no dia 28 de abril de 1959, onde foi recebida pela sociedade local em festas no Automóvel Clube e no Grande Hotel, onde se encontrou com a Miss Pará 1958 (Margareth Huhn), foi convidada pelo colunista Pierre Beltrand e visitou também a fábrica da Coca-Cola. Fonte: Jornal Folha do Norte.
# Foi também para Natal-RN.
# Foi uma das convidadas para a inauguração do Clube Líbano Brasileiro de Fortaleza, em 1958.
# Participou de uma festa de caridade em Salvador, depois seguindo para Maceió.
# Stênio Azevedo escreve que houve um desfile em Fortaleza, no Clube Náutico Atlético Cearense, no dia 6 de maio de 1958, em benefício da Maternidade Escola Assis Chateaubriand com a presença da Miss Mundo 1957 (Marita Linhdal), de Teresinha Morango (Miss Brasil Universo 1957), e ainda com a presença das Misses Mundo França, Dinamarca e Suécia, o que possivelmente influenciou na seleção de Maria Sanford Frota, levando-se em conta ser, das candidatas, a mais parecida em termos de caracteres físicos: era alta e longelínea.
Fontes: Jornais e revistas da época, livro "Momentos Inesquecíveis" de Stênio Azevedo e Geraldo Nobre. Encontro pessoal com Maria Sanford Frota em 2001, que gentilmente cedeu fotos, jornais e revistas do seu acerco pessoal.
Fotos: Arquivo Maria Sanford Frota. A foto mostra todas as candidatas ao Miss Ceará 1958. Foto - Maria Sanford depois de enfaixada.

Nenhum comentário:

Seguidores